domingo, 18 de novembro de 2012

Sessão LI - Der ewige Jude (1940)

Primeiramente, precisamos ressaltar que esse filme foi trazido à mesa pelo membro Lennon inteiramente por sua relevância histórica  e que nem o Clube nem nenhum membro do mesmo concordam de maneira alguma com a visão deturpada dos fatos apresentados pelo filme. Tendo dito isso, o filme da vez é Der ewige Jude, de Fritz Hippler, um documentário da Alemanha nazista difamando o povo judeu, feito com o propósito de conquistar o povo alemão para esse mundo anti-semita pregado pelo governo nazista.

Reviews:
Renan - 5.5
Mesmo que uma visão totalmente imparcial de um fato seja impossível de ser feita por um humano, o pessoal geralmente ao menos tenta. É claro que esse doc é muito mais um filme de propaganda político encomendado pelo governo para espalhar os ideais arianos pela alemanha do que um documentário, mas vai ser tendencioso assim na puta que pariu.

Bruno - 5.5
A vaca humilhou o tubarão do Spielberg.

Henrique - 3.0
Eu poderia dar um 8 pelo valor histórico, mas levando em consideração puramente o conteúdo, um 3 está alto. É um resquício da outrora poderosa propaganda nazista: preconceituosa e algumas vezes deliberadamente estúpida, mas ainda sim uma peça importante para montar o grande quebra-cabeça do mundo contemporâneo.

Lennon - 6.0
É curioso ver o tipo de argumentação usado pelos nazi para se dar o direito de fazer o que fizeram. E é interessante pra pensar se um documentário pode ser levado a sério como um documento. Pois para muita gente O Eterno Judeu abordava, sim, a verdade.

Nota Geral do Filme - 5.0
Nota do Membro - 4.66

Um comentário: